A importância dos testes A/B

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A importância dos testes A/B

Vamos começar ressaltando que cada empresa tem um determinado público e que existem meios de direcionar materiais e campanhas focadas neles. Bem, para montar uma estratégia de marketing digital que dê resultados é necessário que você consiga entender o que atrai melhor o seu público-alvo, é aí que entram os testes A/B.

O que é um TESTE A/B?

Basicamente, é um processo que vai comparar duas versões de uma mesma campanha, página ou landing page e avaliar qual delas traz um resultado mais eficaz. Consiste em dividir o tráfego (entenda o que é origem de tráfego) de uma determinada página de duas formas: a atual e uma nova, com uma modificação, para que seja possível medir qual versão apresenta maior taxa de conversão.

A página B é uma cópia muito semelhante da página A, a não ser por alguma única alteração, que você deseja avaliar e decidir, após os resultados, se ela melhora ou piora o desempenho da sua página ou campanha.

Para que serve?

Acreditamos já ter ficado claro no tópico anterior, mas vamos reforçar para não ter dúvidas: obter resultados. Se você faz investimentos corriqueiros em comunicação digital, é porque você deseja alcançar resultados relevantes com eles. Usando como recurso os testes A/B você consegue validar qual o melhor caminho para direcionar seu impulso e ter certeza do melhor desempenho.

É uma conta simples: teste A/B + análise de tráfego= otimização de investimento e foco no melhor desempenho. Esses testes oferecem outra oportunidade: permite que você teste teorias, de modo ágil, e que possa, por meio de dados e de indicadores, embasar decisões corporativas.

Como colocar em prática

Na hora de colocar em prática existem vários itens que podem ser testados pela prática. Separamos, como dicas, elementos que são ótimos para esses testes. Lembre-se: o foco é o resultado, ou seja, como o visitante vai interagir com seu material até chegar a tão esperada conversão.

– Redação, forma escrita, dos títulos (Call-to-action);

– Tamanho desses títulos (Call-to-action);

– Redação, forma escrita, dos textos usados;

– Diagramação desses textos na página;

– Cor dos botões usados;

– Tamanho desses botões;

– Texto, escrita apresentada, dos botões;

– Posição dos botões;

– Quantidade de imagens;

– Tamanho das imagens usadas no material;

– Conteúdo das imagens;

– Etc.

Existem testes que se aplicam a mais de um elemento da campanha, esses testes chamam-se testes multivariáveis. Infelizmente, esses testes não são tão eficazes, pelo mesmo princípio que dá seu nome. Como são muitos os elementos possíveis de serem alteráveis, não se tem certeza do que trouxe a conversão, ou seja, o que surgiu efeito no público destinado – o que é uma desvantagem considerável. Quer fazer um teste A/B e descobrir como obter resultados de forma ágil? Entre em contato conosco!

 

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