Pitch para investidores internacionais: 3 inspirações de sucesso

02Q

Pitch para investidores internacionais: 3 inspirações de sucesso

Apresentar uma ideia de negócio em poucos minutos e convencer a audiência de que ela vale a pena, é essa a proposta do pitch. É uma breve apresentação feita pelo empreendedor de uma startup e direcionada a pontenciais investidores. O objetivo, portanto, é angariar aporte para a empresa. No entanto, a tarefa exige alguns cuidados, principalmente quando a apresentação é feita para investidores internacionais.

Fato é que você, na posição de empreendedor, precisa comunicar de forma efetiva em um tempo curto a fim de persuadir os investidores. Nervosismo e falta de experiência podem ser empecilhos na hora de vender uma ideia. A boa notícia é que, a partir de algumas dicas e de referências de apresentações bem-sucedidas, é possível descomplicar essa tarefa.

Dicas para fazer um pitch a investidores internacionais

A primeira dica parece básica demais, mas é fundamental: treine a apresentação várias vezes. O treinamento ajuda a fixar as ideias na mente, observar quais pontos da sua fala devem ser melhorados e diminuir o nervosismo. Isso vale principalmente quando se trata de um pitch para investidores internacionais, uma vez que você deverá ter domínio sobre outra língua, o inglês. Depois de treinar a apresentação, vale repetir na frente de pessoas próximas. Assim, elas ajudam a identificar posíveis melhorias.

O treinamento leva à próxima dica. Você precisa apresentar os pontos do negócio de forma clara e objetiva. Crie um roteiro, assim, é possível aproveitar o tempo curto disponível. Com organização, você também mantém a atenção dos investidores. Para isso, defina a solução que a startup oferecerá ao mercado, as características da equipe, a viabilidade do modelo de negócios e os diferenciais competitivos. Acrescente também informações sobre o mercado no qual a empresa estará inserida. Tudo isso com clareza.

Por fim, adote uma atitude de receptividade em relação aos investidores. Saiba ouvir as críticas e sugestões de maneira profissional, de forma a aprender com elas. Isso demonstra profissionalismo e maturidade.

4 pitchs de sucesso para você se inspirar

Agora que você tem em mente dicas básicas para fazer um pitch bem-sucedido, que tal conferir estas quatro apresentações e se inpirar nas falas dos empreendedores?

1 minuto

Parece missão impossível? Este exemplo prova que não. Em um minuto e com ideias sintetizadas, é possível apresentar uma ideia – assim como foi feito neste pitch apresentado no Rice Business Plan Competition em 2012.

https://www.youtube.com/watch?v=3aXIMNZJ2xQ

6 minutos

Este pitch de seis minutos foi apresentado por Shafin Anwarsha, co-fundador da plataforma de recrutamento de profissionais Giraffe. A empresa africana foi a vencedora da competição Seedstars World 2016. Uma inspiração para quem precisa apresentar uma startup em menos de dez minutos!

https://www.youtube.com/watch?v=OraSBAwXaUE

16 minutos

Para quem tem cerca de 15 minutos, esse pitch é o exemplo perfeito. Os fundadores do 6SensorsLab apresentam um sensor portátil que identifica alérgenos comuns, como o glúten, na comida em apenas dois minutos. Além de vender a ideia, eles mencionam dados de saúde nos Estados Unidos para salientar a importância do produto.

https://www.youtube.com/watch?v=fyVNapCffQY

No Comments

Post A Comment